Espero que seja de bom proveito a todos...e qualquer dúvida, estarei disposto a tirá-la.
...
O que é JPA ?
A Java Persistence API define uma maneira de mapear objetos java simples e comuns (plain old Java objects - POJOs) para um banco de dados. Esses objetos são chamados de beans de entidade. É como qualquer outra classe Java, exceto pelo fato de serem mapeados, utilizando metadados da JPA -@ (anotacao) - para um determinado banco de dados. Portanto, eles podem ser inseridos e carregados a partir de um banco de dados sem que o desenvolvedor escreva nenhum código de conexão JDBC. A JPA também define uma linguagem de consulta que tem recursos que fazem um paralelo com o SQL, mas são personalizados para trabalhar com objetos Java em vez de com um esquema relacional bruto.
Primeiro Passo - Desenvolvendo um bean de entidade.
Bom, vamos implementar uma entidade simples, denominada Person (Pessoa). Esta entidade encapsula os dados de uma pessoa. (exemplo simples, para ter maior entidemento...porém apartir de cada postagem iremos implementar exemplos mais complexos)
Ao desenvolver um bean de entidade, tudo que precisamos definir é a classe bean. As entidades na JPA são objetos Java simples anotados com os metadados de mapeamento. Definindo a entidade Person...
@Entity //anotacao obrigatória para qualquer entidade
@Table(name = "Person") //nome da tabela no BD
public class Person implements Serializable {
@Id // definindo um id
@Column(name = "Id") // nome da coluna no BD
@GeneratedValue(strategy = GenerationType.SEQUENCE) //id incremental (no postgre usasse SEQUENCE, no mySql usa IDENTITY)
private int id;
@Column(name = "Id") // nome da coluna no BD
@GeneratedValue(strategy = GenerationType.SEQUENCE) //id incremental (no postgre usasse SEQUENCE, no mySql usa IDENTITY)
private int id;
@Column(name = "Name") //nome da coluna no BD
private String name;
@Column(name = "Cpf") //nome da coluna no BD
private String cpf;
@Column(name = "age") //nome da coluna no BD
private int age;
...metodos getters e setters...
}
Bom pessoal, na próxima postagem, irei continuar com a introdução ao JPA,
mostrando o arquivo de configuração JPA, denominado persistence.xml.
Bons estudos...
Leurimar Lins
Nenhum comentário:
Postar um comentário